sexta-feira, 8 de outubro de 2010

INAUGURAÇÃO - CENTRO ESCOLAR DE S.ROMÃO (SEIA)

No âmbito do Centenário da República, inaugurei em 5 de Outubro o CENTRO ESCOLAR DE S. ROMÃO, no concelho de Seia. Foi uma requalificação e ampliação ficando este equipamento, agora, com 8 salas para o 1º CEB (138 alunos) e 3 para a Educação Pré-Escolar (38 crianças).
O Presidente do Agrupamento de Escolas caracterizou o investimento e respectivos objectivos, lembrando que a Escola é tarefa de todos, nomeadamente das famílias, alusão sublinhada pelo Presidente de Câmara, Carlos Camelo, que, na ocasião, reflectiu sobre os grandes desafios que se colocam à Educação e Desenvolvimento no seu concelho.
Encerrei a sessão dando nota do significado da República para a Educação, a sua aposta num ensino para todos, sublinhando que só nos anos 60 é que apareceu pela primeira vez o Pré-Escolar, com 6528 crianças, número que evoluiu com os Governos do Eng. Sócrates para 256 226.
O quadro que se segue espelha bem a evolução do esforço educativo em Portugal, realidade que ganha expressão depois do 25 de Abril, aquando do nascimento da II República.
Fiz ainda notar que em 1910 o panorama da educação era desolador. A maior parte das crianças não frequentava sequer o ensino primário. A ideia que a infância é uma prioridade de aprendizagem e desenvolvimento ainda não se generalizava. 75% da população era analfabeta (enquanto na Inglaterra por exemplo era 1%, na Alemanha 0,5% e na Suécia 0,4%).Havia apenas 32 escolas secundárias.O número de alunos que frequentava o secundário era 8.691 (1,4% dos jovens), 924 sexo feminino. Acresce ainda a frequência de 5.044 alunos no ensino técnico oficial.
No final reuni com um representante dos pais para receber uma exposição - e ouvir uma explicação sobre a mesma - assumindo o compromisso de enviar o texto aos Gabinetes do Sr. Primeiro Ministro e Secretário de estado da Educação.

1 comentário:

  1. O Sr. João Tilly incentiva os Portugueses dizendo, que vai nevar em Seia, Sabugueiro, Loriga, Lagoa Comprida e Torre. Não menciona São Romão e Lapa, quer dizer que a neve anda aos saltos de um lado para outro. Qual é a raiva ou que mal lhe fez São Romão a este Senhor para nunca se referir a esta Vila. Nem quando daquele sinistro incêndio, na casa Santa Isabel se referiu a ele no seu Bolg. Pois digo.lhe, se não fosse São Romão Seia não era nada, é uma cidade morta triste e sem vida, não tem encanto nenhum.

    ResponderEliminar