sábado, 22 de janeiro de 2011

PRODI ACREDITA QUE PORTUGAL E ESPANHA NÃO TERÃO DE RECORRER AO FUNDO DE RESGATE

LUSA - 22 de Janeiro de 2011

O antigo presidente da Comissão Europeia Romano Prodi considera que Portugal e Espanha não terão de recorrer ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira e disse acreditar na palavra de Lisboa quando diz que a situação é estável.
“É uma decisão de Portugal (recorrer ou não ao fundo). Eles estão confiantes de que a situação é estável e eu acredito em tudo o que disseram”, realçou Prodi em declarações aos jornalistas em Macau, à margem de um seminário sobre o futuro da União Europeia e as relações China-Europa-África que liderou esta sexta-feira e sábado na Universidade de Macau.
“Não acredito" que Portugal e Espanha tenham de recorrer ao fundo, acrescentou Prodi ao constatar que os “mercados estão muito mais calmos, não devendo haver grandes agitações, pelo menos, num futuro próximo, até porque o fundo tem um valor substancial”, 750 mil milhões de euros disponibilizados pela União Europeia e Fundo Monetário Internacional.
………………………………………………………………………………………..
“Os chineses disseram que iam comprar obrigações da Grécia, de Portugal e Espanha, como que dizendo ‘temos agora um portfolio de obrigações dos principais países europeus, consideramos o euro uma moeda segura’”, realçou Prodi ao defender que a compra de dívida pública europeia pela China é um negócio “mutuamente vantajoso”.
O encontro desta semana entre os presidentes da China e dos Estados Unidos é para Romano Prodi “absolutamente positivo…“Não temos (Europa) nada a ganhar com a tensão que se verificou em 2010 (entre a China e os EUA)”, disse, salientando os efeitos indesejáveis dessa situação sobre a economia mundial.
Eu e Chirac encontrámo-nos em Pequim numa cimeira com os chineses e empenhámo-nos em encontrar uma solução para os dois problemas. Não há razão para ter mudado de ideias agora”, concluiu.
Na sua deslocação a Macau, o ex-presidente da Comissão Europeia teve um encontro de cortesia com o chefe do executivo, Fernando Chui Sai On

Sem comentários:

Enviar um comentário