segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PRODUÇÃO INDUSTRIAL ACELEROU 3,3% EM DEZEMBRO FACE AO HOMÓLOGO

Conjuntura - LUSA - (PD)

O índice de produção industrial acelerou em Dezembro, aumentando 3,3 % face ao mesmo mês de 2009, mais 2,4 pontos percentuais do que em novembro, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, em novembro a variação havia sido de 0,9 por cento.

"Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Energia, com contributos de 1,8 e de 1,7 pontos percentuais, respetivamente, determinaram a variação positiva do índice agregado", destaca o instituto.
Segundo refere, no primeiro destes agrupamentos a variação homóloga foi de 4,7 % em Dezembro (1,6 por cento no mês anterior), enquanto no segundo passou de menos 0,1 por cento em novembro para 9,4 % em dezembro.
O agrupamento de Bens de Investimento passou de uma taxa de variação de negativa em novembro (menos 9,3 por cento) para uma variação positiva em dezembro (1,0 por cento).
O agrupamento de Bens de Consumo apresentou "o único contributo negativo para a variação do índice agregado" (menos 0,3 pontos percentuais), resultante de uma variação homóloga de menos 1,0 por cento (4,1 por cento no mês anterior).
Da secção das Indústrias Transformadoras, resultante de uma variação homóloga de 2,0 por cento há um contributo de 1,6 pontos %. 
A secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio apresentou um contributo de 1,4 pontos percentuais, resultado de uma taxa de variação de 9,3 por cento (3,6 por cento em novembro), enquanto a secção das Indústrias Extractivas passou de uma variação homóloga de menos 2,2 por cento em novembro para 8,2 por cento em dezembro.
Em termos de variação mensal, o índice de produção industrial registou em dezembro uma evolução de 3,8 por cento (0,9 por cento em novembro).
O agrupamento de Energia destacou-se pelo "contributo determinante" para a variação do índice total (3,9 pontos percentuais), originado por uma variação mensal de 23,4 por cento (menos 11,1 por cento no mês anterior).

________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário