quarta-feira, 29 de junho de 2011

MÁRIO SOARES APRESENTOU LIVRO DE ANTÓNIO SEGURO: COMPROMISSOS PARA O FUTURO

No dia 27 Mário Soares apresentou o livro de António José Seguro “Compromissos para o Futuro” num hotel da capital pleno de socialistas, de muitas personalidades da sociedade civil e até de pessoas com outras filiações políticas.

O editor, Paulo Oliveira, justificou a publicação e explicou que o texto resulta da selecção de um conjunto de artigos escritos pelo autor, no Expresso, desde 2008, e que, no essencial, traduz o seu pensamento sobre aqueles que foram momentos relevantes da vida política.

Mário Soares iniciou a sua intervenção dizendo que “conheço António Seguro muito bem e há muito tempo, desde que foi Secretário Geral da Juventude Socialista”.

Fez uma breve digressão sobre o que foi a sua actividade política, nomeadamente a sua experiência governamental como Secretário de Estado Adjunto de António Guterres, a sua experiência parlamentar sublinhando o seu desempenho no Parlamento Europeu onde foi Vice-Presidente dos socialistas e acredibilidade que ganhou junto de todos os líderes europeus.

Salientou o facto de ter interrompido o seu mandato ao fim de dois anos para responder “sim” a António Guterres na parte final do seu segundo Governo. Mário Soares confessou que tentara dissuadi-lo desse gesto, porque não tinha chegado a meio do seu mandato e o Governo de Guterrres duraria apenas alguns meses. António Seguro não teve dúvidas e respondeu à chamada demonstrando desprendimento material e grande solidariedade ao seu país e ao PS.

Assumiu a pasta de Ministro Adjunto do Primeiro Ministro e passou a coordenar toda a actividade do Governo que, tal como previra Mário soares, acbaria por cair passado alguns meses.

Mais tarde foi Líder do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, continuou Mário Soares e, mais recentemente, foi Presidente das Comissões de Educaçãoe Economia.

A pedido do PS fez a grande reforma da Assembleia, muito elogiada por José Sócrates em momentos politicamente relevantescoordenando um grupo de trabalho representativo,e transformando a vida parlamentar num exercício mais atractivo e transparente.

António Seguro fez a sua intervenção para relevar os aspectos principais do seu livro e testemunhar pela “praxis” aquilo que deseja para o futuro.

Com pensamento próprio, sempre solidário com as propostas do Grupo Parlamenter, ainda que exprimindo as suas diferenças, nunca falhou uma votação com o PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário