sábado, 18 de junho de 2011

RADIOGRAFIA DO ELENCO MINISTERIAL


PEDRO PASSOS COELHO
A equipa governamental proposta pelo 1ºMinistro Passos Coelho é jovem, tem alguns elementos decisivos que "apenas" se distinguiram na vida académica e possui ALGUNS políticos experientes.

Conjuga ambição com inexperiência, mas foge à expectativa sobre os independentes.

Muito depende dos Secretários de Estado que vierem a ser escolhidos. Experiência política e conhecimento específico das matérias podem colmatar várias fragilidades

Estratégia de Equilíbrio: o n°2 do Governo é o Ministro das Finanças. Paulo Portas é o 3°. Na ausência do 1ºMinistro quem preside ao Conselho de Ministros é o independente  Ministro das Finanças. "amigos, amigos, Portas à parte"

O CDS/PP fica com três ministérios de prestígio e de mediatização assegurada. No entanto o Ministério de Assunção Cristas, Agricultura-Mar-Território, é de altíssimo risco.

Figuras que podem surpreender pela positiva: Paulo Portas (Negócios Estangeiros), Pedro Mota Soares (Assuntos Sociais) Paulo Macedo (Saúde)

Figuras que podem desiludir: Paula Teixeira da Cruz, Assunção Cristas

Grandes Incógnitas: Ministro de Estado e das Finanças (Vitor Gaspar), Ministro da Economia e Emprego (Álvaro Santos Pereira) e Ministro da Educação e Ensino Superior (Nuno Crato)

Sem surpresas: Defesa (Aguiar Branco), Assuntos Parlamentares (Miguel Relvas) e Administração Interna (Miguel Macedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário