terça-feira, 26 de julho de 2011

OBAMA ALERTA PARA O RISCO DE INCUMPRIMENTO

Obama alerta para risco de "crise económica profunda"
Económico
Obama falou ontem à nação.
O Presidente dos EUA avisou ontem que a falta de entendimento entre democratas e republicanos sobre o aumento do tecto da dívida pública é um "jogo perigoso" que o país "não se pode dar ao luxo de jogar".

Obama acusou os republicanos de apenas quererem reduzir o défice através de cortes na despesa e diz que aumentar o limite da dívida temporariamente como querem não é solução. "Daqui a seis meses o problema seria o mesmo", argumentou.

Num discurso de 15 minutos à nação, emitido em directo nas televisões a partir da Casa Branca, Barack Obama apelou aos norte-americanos para fazerem pressão sobre o Congresso, onde os republicanos detêm a maioria na Câmara dos Representantes, para os Estados Unidos chegarem a acordo.

"Os norte-americanos podem ter escolhido um Governo dividido, mas não votaram para um Governo disfuncional. Por isso peço a todos que se façam ouvir. Se preferirem uma redução do défice mais equilibrada, façam com que os membros do Congresso o saibam. Se acreditam que conseguimos resolver este problema através de um compromisso, passem essa mensagem", disse Barack Obama.
O Presidente norte-americano advertiu ainda que os Estados Unidos enfretam o risco de uma "crise económica profunda" caso o acordo não seja realizado antes de 2 de Agosto.

"Se acontecer, e entrarmos em default, não vai haver dinheiro para pagar as contas. Contas como os pagamentos mensais da Segurança Social, subsídios aos ex-combatentes, para além das obrigações do Governo em centenas de negócios. Pela primeira vez, o nosso rating AAA iria ser revisto em baixa, o que levantava dúvidas aos investidores de todo o Mundo sobre se os EUA continuavam a ser um bom investimento", alertou.

Mas apesar da aproximação do fim do prazo (dia 2 de Agosto) para chegar a acordo, e perante a impossibilidade aparente de reconciliação das posições dos democratas e republicanos, Barack Obama disse-se confiante no alcance do compromisso.

"Eu disse aos líderes dos dois partidos que devem chegar a um compromisso durante os próximos dias, que possa ser adoptado pelas duas câmaras do Congresso; um compromisso que eu possa promulgar. E estou certo de que podemos alcançar esse compromisso", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário