segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Seguro desafia Coelho a dizer “quem paga irresponsabilidade” da dívida da Madeira

Secretário-geral do PS visita arquipélago

O secretário-geral do PS, António José Seguro, desafiou hoje o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a esclarecer quem vai pagar a “irresponsabilidade” do governo regional madeirense na gestão dos dinheiros públicos, quando a Madeira está na bancarrota.
“Esta pergunta - quem paga - é dirigida ao primeiro-ministro de Portugal. Quem paga a irresponsabilidade da dívida que existe aqui na Madeira, da exclusiva responsabilidade do seu partido, o PSD, aqui na Madeira?”, questionou o líder socialista, no encerramento da Festa da Liberdade, organizada pelo PS da Madeira, no Montado do Pereiro.
Referindo que a dívida da Madeira é de oito mil milhões de euros, António José Seguro afirmou ainda que “os bebés daqui [da região autónoma] já nascem endividados”.
“O PSD-Madeira pôs a Madeira na bancarrota, tem um buraco colossal, gaba-se disso e pede que sejam todos a pagar a factura da sua irresponsabilidade”, acrescentou.
“Basta de irresponsabilidade”
“Basta de irresponsabilidade e basta de chantagem e o primeiro-ministro não pode continuar em silêncio, não pode continuar a proteger o seu partido. Aqui, na Madeira, a situação é grave, é mesmo muito grave, e o primeiro-ministro de Portugal não pode ser cúmplice desta situação”, sublinhou o líder do PS.
António José Seguro exigiu ainda saber, antes da campanha para as eleições regionais de 9 de Outubro, o teor de um eventual acordo de assistência financeira entre os governos madeirense e da República. Para o líder socialista, “os madeirenses têm o direito de saber o que é que vai custar de sacrifício”.
“Se ainda não há acordo, eu exijo, como líder da oposição, se houver necessidade de assistência financeira à Madeira, que esse acordo, esse memorando, seja do conhecimento público antes do início da campanha eleitoral”, disse.
“PSD levou ao colapso e à falência”
Antes, o secretário-geral do PS disse não ter vergonha de participar na festa anual dos socialistas na Madeira, numa crítica à ausência de Pedro Passos Coelho na festa do PSD que decorreu naquela ilha no final de Julho.
“Vim prestar solidariedade aos socialistas madeirenses, eu não tenho vergonha de vir apoiar os socialistas da Madeira, nem venho no último dia de campanha à Madeira”, referiu Seguro à chegada ao Montado do Pereiro.
O secretário-geral do PS disse esperar que a festa seja um bom arranque para uma grande vitória do PS no arquipélago, considerando “que o PSD levou ao colapso e à falência” madeirense.
António José Seguro considerou ainda Maxiamiano Martins um excelente candidato à presidência do governo regional nas eleições de 9 de Outubro.“Governação tresloucada”
Por seu lado, o presidente do PS-Madeira, Jacinto Serrão, referiu que as eleições de Outubro são uma oportunidade de os madeirenses permitirem uma mudança política no arquipélago e virarem a página a uma “governação tresloucada de 40 anos que não acautelou o futuro” da região.
Para o líder do PS madeirense, a governação de Alberto João Jardim “promoveu uma política despesista de obras públicas sem se preocupar com a dívida pública e que pesa como chumbo sobre as costas dos madeirenses”.
A festa do PS-Madeira decorreu sob nevoeiro e uma chuva fraca, tendo atraído, no entanto, alguns milhares de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário