sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MARCELO, NO DOMINGO, DISSE QUE O GOVERNO FEZ MAL !

O 1º Ministro deu uma entrevista à RTP. Falou, como era de esperar, da crise. Situou-a no contexto internacional e da evolução deste faz depender o sucesso das políticas nacionais. Nenhum analista sublinhou esta declaração e, quanto a mim, foi a mais importante. Com ela significa que abre, pela primeira vez, a hipótese de renegociação da dívida, se as coisas na Grécia correrem mal e, infelizmente, tudo indica essa possibilidade como algo de muito real.Parece ter sido a grande novidade.

Uma outra disse respeito à suspensão da TSU durante um ano, para as empresas que criem emprego. Um suposto estímulo, portanto, àqueles que têm coragem de arriscar. Não tendo quantificado, ficámos sem saber quanto vai custar, porque, como sabemos, o que os empresários não irão pagar teremos de ser nós a fazê-lo através de um IVA mais alto e de uma segurança social mais diminuída.

Continuamos, pois, com uma economia anémica, sem qualquer estímulo real, sem estratégia, sem objectivo e, apenas, com acções avulsas sem grande sentido. Espero estar totalmente enganado. Oxalá!

Quanto ao TGV diz o 1º Ministro que não será construído, mas confunde-nos ao garantir que vai, no entanto, ligar Lisboa a Madrid com um comboio que tenha uma velocidade "boa" (!?). Mais adiante fala no conceito de "prestações elevadas", cerca de 250 kms por hora, com um investimento quatro vezes menor.

Finalmente, aborda o tema Madeira admitindo claramente que a dívida escondida por Alberto João Jardim é um problema grave que afecta a credibilidade internacional de Portugal. Nada de novo. Isso toda a gente sabe. Só um néscio poderia tentar provar o contrário.
No essencial nada mais afirmou sobre a matéria, a não ser que era um problema do PSD Madeira como se o Presidente do PSD nacional, Pedro Passos Coelho, nada tivesse a dizer ou fazer. É que, afinal, trata-se de um desvio de quase 2 000 milhões de euros, colossal, que vamos ter de pagar entregando o subsídio de Natal a Alberto João Jardim! De qualquer forma, a atitude de Jardim não ficará sem castigo. Passos Coelho não irá à Madeira fazer campanha. Um aborrecimento para o PSD local? Pelo contrário, como fez questão de dizer Alberto João, no tom incorrecto de sempre!

Mas a grande novidade que acima referi não é a maior. Foi tão só a mais visível. A outra, dissimulada, é a de que com Grécia ou sem ela Passos Coelho disse-nos, sem dizer, que mais cedo do que tarde, vai mesmo ter de solicitar um reforço da assistência internacional, com mais FMI e mais Troika.

Assim se compreende que tendo renegociado e assinado no início deste mês um novo memorando, nada tivesse dito à oposição em geral e ao PS em particular sobre este novo PEC. Marcelo, no Domingo, disse que o Governo fez mal!

DV 2011-09-21

1 comentário:

  1. como portugal pode andar para a frente se quem paga impostos é quem menos ganha! onde estão os impostos dos médicos, dentistas,engenheiros,arquitetos que tem seus consultorios e não passam fatura a ninguém,é uma pura vergonha,temos que mudar as mentalidades e os governos abrirem os olhos ou isto tudo é uma mafia...

    ResponderEliminar