terça-feira, 22 de maio de 2012

TVI - CONSTANÇA C e Sá - CONTUNDENTE COM GOVERNO: NÓS NÃO SOMOS "RATINHOS"

Síntese-"CONSELHO DE FINANÇAS PÚBLICAS - Governo recorre excessivamente aos impostos para reduzir défice e ... Cortes cegos nos salarios nao resolvem problema do défice... Previsoes sao demasiado optimistas ... Mostra que caminho anunciado pelo governo é cheio de “ses" e de cenarios ... Vitor Gaspar é um bom teorico mas o pais nao é um laboratorio de “ratinhos", onde se pode andar a fazer experiencias neoliberais, com os resultados desastrosos que estamos a ver.

Comentario Constanca Cunha e Sa à noticia do dia (TVI24)  - "CONSELHO DE FINANÇAS PÚBLICAS (CFP): Relatorio é demolidor para o governo, destacando-se 3 pontos:
1. Governo recorre excessivamente aos impostos para reduzir défice, o que contraria o seu discurso oficial;
2. Cortes cegos nos salarios nao resolvem problema do défice, sendo muito mais eficaz fazer reforma da administracao publica (o que demonstra que governo esta muito atras do que tem anunciado e estava prometido no memorando, em relacao às reformas estruturais;
3. Previsoes sao demasiado optimistas, nomeadamente em relacao ao crescimento, divida publica e exportacoes. Mostra que caminho anunciado pelo governo é cheio de “ses" e de cenarios que nao se ve como se podem concretizar, sendo muito preocupante para o pais. O proprio governo esta a dar conta disso e temos ouvido pessoas ligadas ao governo a falar de novos paradigmas de crescimento.
Passos diz estar em sintonia com Hollande, afirmando que crescimento se fara com as reformas estruturais, mas Hollande diz que assenta também no investimento publico.
Vitor Gaspar é um bom teorico mas o pais nao é um laboratorio de “ratinhos", onde se pode andar a fazer experiencias neoliberais, com os resultados desastrosos que estamos a ver."

Sem comentários:

Enviar um comentário