domingo, 10 de junho de 2012

POLÉMICA - RIO DEFENDE QUE CÂMARAS ENDIVIDADAS NÃO DEVEM TER ELEIÇÕES.

Síntese - RUI RIO REFERE-SE A AUTARQUIAS INSOLVENTES - Fornos de Algodres (PSD) está insolvente. "Grosso modo", recebe 5M por ano e deve 35M. Teve plano de reequilíbrio financeiro. Logo a seguir, na primavera de 2011, já ia com desvio de 20%.  NUNCA MAIS PODERÁ PAGAR. O autarca é um FIASCO. Mantém-se e não acontece nada?
RIO ENUNCIA uma proposta de solução. NÃO É UM DISPARATE. É discutível, mas DISPARATE MESMO é "assobiar para as árvores", deitar o nosso dinheiro para cima do problema e não resolver. AMIGO DO PODER LOCAL não é o que lhe consente tudo. A fusão de concelhos, neste contexto, é uma alternativa, tal como escrevi em Maio de 2011. ACEITAM-SE SUGESTÕES PARA DISCUTIR!
--------------------------------------------------------------------
Rio defende que câmaras endividadas não devem ter eleições. Autarca deixa uma pergunta ao PSD: “Estou para ver se nas autárquicas vai ser coerente e deixa de apoiar quem geriu mal ou dizer que só os do PS é que geriram mal?”
PS contra declarações “a roçar o antidemocrático” de Rio
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, defende que as autarquias muito endividadas deveriam ser geridas por uma comissão administrativa e não ter eleições.
Rui Rio falava na Curia, distrito de Aveiro, como orador convidado da 2ª universidade do poder local, organizada pelo PSD Nacional, JSD Nacional e Grupo Europeu do PSD (GEPSD), em que abordou questões relacionadas com os orçamentos municipais.
"Quando uma câmara está excessivamente endividada, quem vier depois a ganhar eleições não tem margem para tomar qualquer decisão política. As câmaras endividadas não deviam ter eleições, mas sim uma comissão administrativa para a gestão corrente, até estarem equilibradas", defendeu.
O presidente da Câmara do Porto manifestou o seu apoio às medidas do Governo para forçar as autarquias a terem uma gestão equilibrada, mas disse esperar que o PSD seja coerente nas próximas eleições autárquicas e não recandidate autarcas que fizeram má gestão.
"Estou para ver se o PSD nas autárquicas vai ser coerente e deixa de apoiar quem geriu mal. Vai o partido ter essa coerência ou dizer que só os do PS é que geriram mal?", questionou.
O autarca descreveu que a maioria dos endividamentos excessivos das câmaras não se deve aos endividamentos bancários mas às dívidas aos fornecedores. GAIA é um péssimo exemplo. EM 2010 transitou com 300 MILHÕES DE DÍVDAS A FORNECEDORES

Sem comentários:

Enviar um comentário