domingo, 17 de junho de 2012

VISEU - MUSEU DO QUARTZO - UM EQUIPAMENTO BEM SUCEDIDO

Em Viseu, visitei o Museu do Quartzo, equipamento inserido na rede de Exomuseus da Natureza do Museu Nacional de História Natural.

Foi um esforço bem sucedido da autarquia que, por isso mesmo, está de parabens.

Fiquei bem impressionado com o conceito(uma ideia de Galopim de Carvalho) e, sobretudo, com a dimensão pedagógica e didática.

Os jovens estudantes, os professores, os interessados em geral têm aqui uma oportunidade única para estudar a realidade, nomeadamente quando o microscópio revela o que de outra forma não poderíamos ver e usufruir.

"A obra faz parte do projecto Polis e será um ponto de atracção turística, cultural, científica e pedagógica tendo como principal função dar a conhecer este mineral abundante na região de Viseu e com múltiplas aplicações industriais, estando mais ligado ao sector dos instrumentos de precisão e dos relógios.

A obra engloba um investimento de cerca de 3 milhões de euros. O Museu conta com dois pisos com área de acolhimento, de trabalho e espaços dedicados a experiências pedagógicas e uma zona de exposições onde estarão em destaque relógios e instrumentos de precisão."

Sem comentários:

Enviar um comentário