sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AS QUATRO “ESTÓRIAS” DA SEMANA QUE ATINGEM VISEU (E TODO O PAÍS)


Síntese - APLICA-SE EM TODO O PAÍS - estas quatro "estórias" marcaram a semana revelam o desnorte do governo, mas também a falta de pudor de quem nos governa. A descoberta pela SIC do "negócio" dos combustíveis, as exceções às grelhas salariais para o pessoal da Lehman Brothers ou da Goldman Sachs, passando pelo corte no apoio social aos filhos e deficientes até à aflição e desemprego que o IVA a 23% provoca na restauração, constituem o "MENU DO POTE"
------------------------------------------------
O “NEGÓCIO A DOIS” NOS COMBUSTÍVEIS - O trabalho é da SIC de Pinto Balsemão. Descobriu que pagamos 4 cêntimos acima da média da UE e cada cêntimo de aumento dos combustíveis rende mais de 25 mil euros por dia em IVA ao Estado. Ao fim de 1 ano, Passos Coelho "arrecada" 10 milhões por cada cêntimo que pagamos mais caro. Portanto, 4 cêntimos litro, 40 milhões ano. As petrolíferas também ganham. Assim se compreende que vendendo menos ganhem mais. Portanto, estava tudo calado. A rede de “low cost” do ministro da Economia ficou no tinteiro, como diz o povo. A entidade reguladora também. Nada disto faz parte do memorando da Troika. François Hollande acaba de obrigar a uma baixa de 6 cêntimos repartida entre Estado e gasolineiras. É a diferença!
AS EXCEÇÕES ÀS GRELHAS SALARIAIS. As finanças confirmam que ao arrepio da Troika, para além de ter criado uma nova empresa pública, por transformação do Instituto de Gestão do Crédito Público, nomeou uns amigos muitos especiais de Vítor Gaspar, João Moreira Rato e companhia. Modificado o estatuto, realizada a finta legal à lei geral, podem ter vencimentos cerca de 500 mil euros por ano. Perto de três milhões em cinco anos. O felizardo, ganhará mais do que o primeiro-ministro. É por ser mais responsável? Também, se calhar, mas o motivo principal é para oferecer a este técnico de 39 anos a oportunidade de exercer hábitos antigos. Afinal, sempre veio do falido Lehman Brothers, do Goldman Sachs, que aldrabou as contas da Grécia em 2002 e 2003, por onde passou António Borges. Tudo boa gente. Todos escolhidos a dedo! Para estes três vai uma parte dos nossos subsídios de férias e Natal.
ESTOCADA FINAL NAS FAMÍLIAS. O governo quer cortar os benefícios fiscais aos filhos e às pessoas deficientes. Serão 154 milhões. Vítor Gaspar falhou e Passos Coelho nem sem se fala. Assim, qualquer individuo medíocre pode ser ministro das Finanças. Corta tudo a todos, protege os seus, despreza o povo e, entretanto, os negócios feitos com os "grupos" vão assegurar-lhes um pós-governo sem problemas. Só as famílias, a quem tanto já se diminui, é que herdarão essas preocupações.
A RESTAURAÇÃO EM VISEU. Não está a conseguir resistir ao aumento do IVA. O governo não quis ouvir os argumentos e as propostas alternativas do PS. Chumbou cerca de 90% das que apresentou em áreas tão sensíveis como a economia, finanças e trabalho. E foram 356 no total! Os silêncios são comprometedores. Os partidos políticos estão calados, o PSD e CDS muito especialmente. Os deputados da maioria assobiam para as árvores. Esgotaram os argumentos do passado. Agora têm de se confrontar com os resultados das suas políticas. Ninguém disse nada, mas estas foram as quatro “estórias” da semana que atingiram Viseu!
DV 2012-08-29

Sem comentários:

Enviar um comentário