quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PORTUGUÊS NA BÉLGICA DESCOBRE COMO POTENCIAR A QUIMIOTERAPIA


Síntese - O PORTUGUÊS RODRIGO LEITE DE OLIVEIRA, lidera uma equipa de investigadores da VIB/KU Leuven, Bélgica, e o seu estudo “demonstra pela primeira vez uma dupla estratégia de combate ao cancro: a redução do tumor e das metástases, e a redução significativa dos efeitos secundários associados à quimioterapia”. Um valor acrescentado para a ciência e prestigio dos investigadores portugueses.
-------------------------------------------
Estudo prova redução do tumor e dos efeitos secundários da quimioterapia. Um investigador português descobriu uma forma de tornar a quimioterapia mais eficaz no combate ao cancro, e de minimizar os seus efeitos secundários, segundo um estudo publicado na revista Cancer Cell.
Uma equipa de investigadores da VIB/KULeuven (Leuven, Bélgica), liderada pelo português Rodrigo Leite de Oliveira, confirmou que o bloqueio de uma enzima (PHD2) normaliza o fluxo sanguíneo ao tumor e, consequentemente, melhora a resposta à quimioterapia.
Os vasos sanguíneos que irrigam o tumor são naturalmente irregulares, frágeis e disfuncionais, o que dificulta a condução dos fármacos até às células cancerosas e promove a disseminação das células cancerosas e a formação de metástases.
O que este estudo demonstrou foi que, quando a atividade de PHD2 foi reduzida nas células endoteliais dos tumores, a rede vascular tumoral estabilizou e os agentes quimioterápicos (neste estudo, a cisplatina e a doxorubicina) foram distribuídos mais uniformemente por todo o tumor, aumentando a sua ação.
Assim, os tumores ficaram mais pequenos e ainda mais sensíveis a doses mais baixas dos fármacos — uma mais-valia na administração de drogas com elevada toxicidade.
A inibição do sensor de oxigénio PHD2 resultou ainda na neutralização dos efeitos secundários da quimioterapia, protegendo a função renal e a função cardíaca, geralmente as mais afetadas pelo uso dos fármacos em questão.
Os investigadores perceberam que esta proteção resultava de um aumento das defesas anti-oxidantes, determinantes para evitar lesões nos órgãos vitais durante os tratamentos de quimioterapia.
Este estudo demonstra pela primeira vez uma dupla estratégia de combate ao cancro: a redução do tumor e das metástases, e a redução significativa dos efeitos secundários associados à quimioterapia.
O passo seguinte será o desenvolvimento de inibidores específicos da molécula PHD2 que permitam a sua aplicação na prática clínicaLusa

Sem comentários:

Enviar um comentário