domingo, 30 de setembro de 2012

Opinião – A Caixa Geral de Depósitos ditará o fim do Governo


Ninguém se entende na coligação. Foi-lhe fácil dizer mal, mas tem-se revelado difícil governar melhor. Foi a votos prometendo o futuro, mas não consegue sair do passado. Cada dia que passa é uma penitencia para o primeiro-ministro. A sua maioria é apenas virtual. O parceiro da coligação levantou ferro, a concertação social estalou, o Presidente da República  está “incomodado” e o povo perdeu a paciência.
As pessoas já ouviram todas as desculpas com o passado, mas começam a perceber que antes estavam melhor e agora pior, muito pior. E todos os dias se convencem mais de que as soluções do governo são parte do problema. Ganham consciência de que a estratégia de empobrecer todo um povo é o desígnio nacional da maioria, tal como confessou o negociador António Borges. Segundo o próprio, é urgente que assim seja.
Em simultâneo, os setores estratégicos do país são delapidados. Agora descobrimos que está a ser negociada a privatização da CGD, porque há que fazer frente ao descalabro das contas públicas. De facto, há um ano, o défice era 94% do PIB, mas estamos a chegar a 2013 com um valor que se aproxima dos 124% desse PIB. Como se explica? Não há explicação.
Como é possível, depois do esbulho dos subsídios dos reformados e trabalhadores no ativo, depois do aumento histórico de todos os outros impostos, do IMI, do IVA, do IRS, enfim, depois de terem conduzido os portugueses à exaustão fiscal, como pode o governo justificar resultados tão dramáticos?
Não, não pode encontrar nenhuma boa desculpa para este insucesso, a não ser a sua própria incompetência. O primeiro-ministro não pode estar refém de ninguém, mas, infelizmente, tal não acontece. Está totalmente dependente de um ministro das Finanças que ainda não assumiu o seu falhanço e declínio, bem como de uma coligação que se esvai em misérias, em múltiplas zangas na praça pública.
Se o PS não tivesse apresentado alternativas, linhas programáticas claras, materializadas em 357 propostas concretas, apresentadas na Assembleia da República, o governo ainda poderia ter algum capital de queixa, fraco, mas teria. Assim, a maioria absoluta PSD/CDS não tem nenhum alibi.

O governo terá de arrepiar caminho. Tudo tem resultado mal, muito mal. Mudar seria um sinal de inteligência e não de fraqueza. O país precisa desse rasgo, dessa mudança inadiável. A não ser assim, a privatização da Caixa Geral de Depósitos ditará o fim do governo

Sem comentários:

Enviar um comentário