quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TGV - Afinal, é bom ou mau? Donde veio e para onde foi o dinheiro?

Há dois anos o PSD dizia que a "megalomania faraónica e socialista" do TGV iria gerar custos insuportáveis, que secaria o crédito às PMEs e asfixiaria a economia, aumentando o endividamento para níveis insuportáveis. Era um mau projeto e, portanto, não se deveria fazer.
Pois, agora, o governo conclui que a verba de 700 milhões de euros, contratualizada com o sindicato bancário, mais BEI,  para os privados é algo que se realizou em boas condições, com juros favoráveis e sem encargos para o Estado. 
Agora a verba será desviada para a Parpublica (empresa pública) e não para as PMEs porque, também agora, já não se corre o risco de lhes secar o crédito. 
Agora o investimento é, afinal, uma coisa  boa, não vai gerar níveis insuportáveis de endividamento, nem tão pouco será uma megalomania faraónica cor-de-laranja, apesar dos encargos passarem a ser da responsabilidade do mesmo Estado. Os eleitores deste governo foram enganados.

Nota: 
"O PS anunciou hoje que vai requerer a presença dos ministros das Finanças e da Economia em sede de comissão parlamentar, considerando que os dois têm de se entender sobre as ligações ferroviárias de alta velocidade. "O PS faz um apelo para que os senhores ministros da Economia [Álvaro Santos Pereira] e das Finanças [Vítor Gaspar] se entendam" sobre o projeto de ligações ferroviárias de alta velocidade e, em segundo lugar, depois de se entenderem, "venham ao Parlamento explicar aos portugueses em que é que se entenderam", declarou o presidente do Grupo Parlamentar do PS." (Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário