terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TVI - Constança - o governo bom aluno que destruiu o país

Troika - O que aconteceu na semana passada (a alteração de todas as previsões em tempo recorde) representa um enorme falhanço da receita da troika e também da política do governo.
Quando o governo vem dizer que teve que cumprir escrupulosamente uma receita (com enorme entusiasmo, diga-se de passagem) para ganhar credibilidade junto dos parceiros europeus e agora poder negociar, é surrealista, uma narrativa que não faz sentido; o que o governo nos vem dizer é que cumprimos o que nos foi pedido, que foi destruirmos o país, perguntando que credibilidade pode trazer termos o país em ruínas; nem mesmo os parceiros europeus têm credibilidade
O governo deixou de ter qualquer espécie de discurso quando bateu contra a parede, entrando em sucessivas contradições (entre o que diz Passos Coelho, o que diz Vítor Gaspar).
Tem que se discutir, não tanto aqui (na avaliação da troika) mas nas reuniões do Ecofin e do Eurogrupo, qual vai ser o futuro de Portugal, discussão sem a qual não há forma do país seguir em frente.
Esta avaliação é decisiva porque entramos na segunda metade do processo de ajustamento e porque não se consegue sequer cumprir o défice com esta estratégia.
Como isto está  a correr, não se admira que a alternância entre PSD e PS (que ainda se vê nas sondagens, ao contrário do que se está a verificar nos resultados nas eleições italianas, com um voto expressivo de protesto contra a representação partidária) se venha a quebrar; os partidos estão cada vez mais fechados e centrados em si mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário