quarta-feira, 20 de março de 2013

Deputados PS questionam ministro das Finanças sobre Banco de Fomento

Os deputados do PS, eleitos pelo circulo de Viseu, José Junqueiro, Elza Pais e Acácio Pinto, questionaram o ministro das Finanças sobre a criação e localização do Banco de Fomento.
--------------------------------------------------------------
"O secretário-geral do PS, António José Seguro, propôs, há muito, a criação do Banco de Fomento com o objetivo de apoiar as empresas portuguesas e promover o financiamento à internacionalização da economia.
O governo, num primeiro momento, fez o que é habitual, desconsiderou a iniciativa do PS, mas, agora, confrontado com o fracasso de todas as suas previsões e com o colapso da economia, vem retomar a ideia do maior partido da oposição, facto que se saúda.
É neste contexto que o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Luis Filipe Menezes, enquanto candidato provisório à câmara do Porto, veio apelar, ao primeiro-ministro, ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal, no sentido de localizar a sede daquela instituição, a ser criada, no Porto.
Invoca, para o efeito, a existência de instalações, nomeadamente a do Banco de Portugal, o dinamismo empresarial e a equidade na distribuição de serviços.
Ora, sede do Banco de Portugal há em todas as capitais de distrito e, como se sabe, equidade é conceito muito caro ao interior do país, muito preterido por este governo, sendo que, neste caso, o apoio à economia deve ser mais efetivo.
Ignora-se qual o ponto em que se encontra este processo, de criação e localização do Banco de Fomento.
Como a matéria deve ser assunto de Estado e não de campanha eleitoral autárquica, os deputados do PS vêm, através de Vª Exª, perguntar ao ministro das Finanças o seguinte:
  1. 1.    O governo já decidiu criar e localizar o Banco de Fomento?
  2. 2.    Em caso afirmativo, nos requisitos tidos em consideração, o interior foi parte integrante das preocupações do governo?"

Perguntas ao governo

Sem comentários:

Enviar um comentário