quinta-feira, 28 de março de 2013

Passos Coelho - AFINAL, o défice ficou em 6,4% - um desastre


  • Sem comentários - O défice orçamental do ano passado terá ficado nos 6,4% do Produto Interno Bruto, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística, na primeira notificação ao abrigo do Procedimento dos Défices Excessivos enviada a Bruxelas. 
  • O valor inclui a anulação da receita da venda de concessão da ANA, e outros ajustamentos como a compra de ações ordinárias da Caixa Geral de Depósitos na operação para aumentar o seu capital, mais 750 milhões de euros, e ainda a transformação em suprimentos da Parpública, também com um impacto de 750 milhões de euros. 
  • O ministro das Finanças anunciou a 15 de março que esperava que o défice em contabilidade nacional apurado pelas entidades estatísticas fura-se a meta dos 5% deste ano (apesar de nas contas da ‘troika’ ter ficado dentro do limite) e que este podia chegar aos 6,6%. 
  • A dívida pública terá atingido os 123,6% do PIB em 2012, um aumento de quase 20 mil milhões de euros num só ano, e fica acima da estimativa do Governo e da ‘troika’, que tem menos de duas semanas.
  • O índice de produção industrial registou uma variação homóloga de -0,5% em fevereiro, menos negativa do que os -1,6% de janeiro, segundo dados hoje divulgados pelo INE.

Sem comentários:

Enviar um comentário