quinta-feira, 28 de março de 2013

Sond - I Pitagórica - PS aumenta e PSD em mínimos históricos


PS consolida vantagem. sobe de forma sustentada. O PSD também, de forma coerente, continua a descer.  Compreende-se o nervosismo da maioria e de um PR que foi autor de uma crise política movido, apenas, por ódios pessoais. O país, de Cavaco e da direita, está pior, muito pior!
"O barómetro i/Pitagórica atribui um novo mínimo histórico ao PSD, com 25,7% das intenções de voto dos inquiridos, já longe dos 29,5% de Outubro de 2012. No momento em que o PS se prepara para apresentar uma moção de censura ao governo, os sociais-democratas perdem 0,7% em relação ao resultado alcançado em Fevereiro, quando igualaram os 26,4% do barómetro Novembro - à data, o valor mais baixo. Pelo meio, o PSD até tinha conseguido uma subida nas intenções de voto, ao reunir 29% das preferências dos eleitores, em Dezembro. Mas 2013 tem sido um ano de declínio permanente do partido de governo.
O CDS também desce em Março - é a escolha de 10,6% dos inquiridos -, mas mantém a cabeça acima da linha 8,3% de Dezembro do ano passado. A posição ds centristas tem sido tudo menos estável. Nos últimos três meses, o partido passou dos 10,2% em Janeiro para os 10,7% no mês seguinte, uma décima acima do resultado do barómetro mais recente.
Em maré ascendente, o PS consegue o melhor resultado do último meio ano, com 36,7% dos votos recolhidos - meio ponto acima do anterior máximo, em Novembro de 2012.
A CDU acompanha a subida dos socialistas, com 11,2% das preferências reveladas, mas ainda longe dos 12% de votos atribuídos pelos inquiridos em Janeiro deste ano. Desde Outubro de 2012, a coligação PCP/PEV não voltou a estar perto dos 9,1% de mínimos históricos registados nessa altura.
O mesmo não pode dizer o BE. Depois de alcançar em Fevereiro o seu melhor resultado, com 8,6% dos votos, surge agora uma décima abaixo da linha do 8% e a cinco décimas do seu mínimo."

Sem comentários:

Enviar um comentário