sexta-feira, 19 de abril de 2013

Manuela Ferreira Leite - Medidas do Governo - desiludida - estamos a empobrecer

Medidas apresentadas no CM - O aspecto que mais lhe desagradou na conferência de imprensa foi a ideia de que temos que fazer isto, senão está em causa a avaliação, as tranches e as alterações de maturidades; se fosse credora, não estaria mais preocupada com um determinado valor do défice (cuja probabilidade de ser atingido é mínima), o que lhe incomodaria era estarmos a empobrecer.
O facto de ter sido dito de forma extremamente vaga (os cortes nos ministérios) transmite-lhe a certeza de que será um exercício muito complexo e um corte muito casuístico, mas também que é para ir muito ao osso.
Sobre os anunciados cortes salariais na FP, nota que se cortarmos ainda mais na procura interna, acentua-se a recessão e mais difícil será cumprir os objectivos.
A troca dos duodécimos (entre subsídios de férias e Natal) faz com que se perca um balão de oxigénio no Turismo, perdendo-se a oportunidade de fazer entrar dinheiro na economia; admite que tenha que ver com problemas de tesouraria para disponibilizar já esse dinheiro.
Sobre a renegociação das PPP, teria sido eticamente desejável que se tivesse ido em primeiro lugar aos grandes interesses; ficou perplexa que na conferência do CM se dissesse que na renegociação se tenha abdicado da manutenção das estradas, o que deixa tudo na mesma; a possibilidade de tributação sobre as PPP já existia no ano passado e não foi executada

Sem comentários:

Enviar um comentário