domingo, 19 de maio de 2013

SIC - Marques Mendes - "A recessão europeia... e governo em fim de ciclo"

O teatro do PSD/CDS chegou ao fim. Afinal, segundo o próprio PSD, a crise é europeia, Alemanha incluindo. Devagar, devagarinho, lá vamos concluindo que a crise entre nós não era portuguesa e socialista. E vamos concluindo que o chumbo do PEC IV foi uma oportunidade perdida, uma tragédia económica e social ... e a única estratégia para a direita conseguir a entrada do FMI que dizia, lembro, "ser um bem para o país".
"Recessão na Europa – Economia da Zona Europa voltou a recuar 0,2% no 1º Trimestre de 2013.Só a Alemanha se mantem positiva, mas com apenas 0,1%. A França é a grande novidade com -0,2% de contração do PIB, além da Holanda e até a Finlândia também com contrações do PIB de o,1%. Agora é toda a Europa em recessão (-0,2%), não são apenas os países do Sul, são todos e é a mais longa recessão da Zona Euro, quando os Estados Unidos já estão a crescer (0,6%).
A receita dos EUA não pode ser copiada, porque eles são uma federação de estados com uma única política económica, uma política macroeconómica. Na Europa há uma política por cada um dos estados, não há uma união bancaria e não há uma união política, nem uma coordenação de políticas. Agora que a Recessão já chegou a França e pode chegar a Alemanha, talvez possa haver mudanças na condução da crise.

O Estado do Governo – 12 conselhos de ministros em 3 meses, tirando meia dúzia de exceções não há novidades os conselhos de ministros servem apenas para tomar decisões de assuntos correntes. Parece que o Governo está em fim de ciclo. O Pacote Económico foi apresentado, mas não se conhece nada e é essencial. Mas pior ainda é que todo o Governo está muito parado, está paralisado"

Sem comentários:

Enviar um comentário