quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Helmut Schmidt - 2011 - os seus alertas para o desequilíbrio Alemão

TUDO EXPLICADO POR OUTRO ALEMÃO, HELMUT SCHMIDT 

Foi no Congresso do SPD em 2011. Do alto dos seus 92 anos explicou o que vivemos hoje. Deixo o link para o seus discurso. Afinal, talvez a crise não seja grisalha. As "cãs" são uma oportunidade  desde que bem escutadas. 

"....  simultaneamente desenvolveu-se um grave erro, nomeadamente os enormes excedentes da nossa balança comercial. Desde há anos que os excedentes representam 5% do nosso PIB. São comparáveis aos excedentes da China. Isto não nos é completamente claro porque os excedentes não se contabilizam em marcos, mas em euros. Mas é necessário que os nossos políticos consciencializem esta circunstância.

PORQUE TODOS OS NOSSOS EXCEDENTES SÃO, NA REALIDADE, OS DÉFICES DOS OUTROS. As exigências que temos aos outros, são as suas dívidas. Trata-se de uma violação irritante do por nós elevado a ideal legal do «equilíbrio da economia externa». Esta violação tem de inquietar os nossos parceiros. E quando ultimamente aparecem vozes estrangeiras, na maioria dos casos vozes americanas – entretanto vêm de muitos lados – que exigem da Alemanha um papel de condução europeia, então isso desperta nos nossos vizinhos mais desconfiança. E ACORDA MÁS RECORDAÇÕES". (Em 4/12/2011) 

Sem comentários:

Enviar um comentário