quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Saúde - José Junqueiro questiona Ministro e SE- Comunicado

COMUNICADO - http://youtu.be/nx4YNsyTE_I - "Os deputados do PS, José Junqueiro,
Acácio Pinto e Elza Pais, na sequência da visita feita ao hospital central Tondela-Viseu, em Viseu, questionaram hoje o ministro da Saúde, no âmbito da sua audição na respetiva comissão da Assembleia da República.
Tendo assumido como boa a proposta estratégica do PS de integração dos serviços de cuidados primários, hospitalares e continuados, como caminho correto para facilitar o acesso das pessoas ao SNS, de prevenção, qualificação do atendimento e alívio das urgências, os deputados congratulam-se com esse facto.
Não podem dizer o mesmo relativamente à não resposta sobre a abertura das unidades de cuidados continuados em Vila Nova de Paiva e Sernancelhe, lamentando que equipamentos novos, prontos a servir as respetivas comunidades desde 2013, continuem sem qualquer utilização e riscos objetivos de deterioração
No entanto, consideram importante o compromisso hoje assumido de dotar Viseu, dentro do conceito de centro oncológico, de uma unidade de radioterapia. Afirmou o governo, ter já conversado sobre o assunto com o presidente da câmara e, ainda que muito a custo, sempre a pensar nos HUC, disse estar a procurar parceiros para o efeito e uma solução para o edifício. Tendo voltado a fazer uma insistência maior na pergunta, reiterou que Viseu terá a unidade de radioterapia.
Creio que esta afirmação, tão procurada pelos deputados do PS, e assim assumida, a custo, constitui-se num compromisso de honra que, a ser cumprido, em tempo útil, será uma mais-valia para Viseu e a região, podendo transmitir a um universo de mais de 300 mil pessoas uma nova esperança e a operacionalização de um projeto que o governo do PS tinha decidido para Viseu e deixou pronto a lançar."

Os deputados do PS
José Junqueiro, Elza Pais e Acácio Pinto

Anexo: Perguntas do Deputado José Junqueiro (com resposta do Sr. Sec. Estado Adjunto)
Comissão de Saúde - Audição do Ministro da Saúde - http://youtu.be/DYWejq9J7lA

Sem comentários:

Enviar um comentário