domingo, 26 de outubro de 2014

Quinta do Carvalhinho, Ventosa do Bairro, Mealhada

Estive na Quinta dos Carvalhinhos, com a família, em visita a amigos de muitos e bons anos durante um dia excecional, com pessoas exececionais.  

Para quem não conhece, reproduzo aqui uma pequena memória:

"A Quinta do Carvalhinho é uma bela propriedade vitivinícola situada na Aldeia de Ventosa do Bairro, no concelho da Mealhada.   Uma inscrição na frontaria calcária da capela privativa da casa remete para o ano de 1698, dando-nos assim uma indicação preciosa sobre as origens desta propriedade.   
Adquirida por Serafim Navega em 1890, a Quinta do Carvalhinho está, desde então, na posse da mesma família.   Como muitas outras casas tradicionais da Bairrada, a vinha e o vinho fizeram sempre parte do seu dia-a-dia.   
Mas foi apenas a partir de 1980, com António Navega, seu actual proprietário que se deu início a uma profunda revolução na Quinta, com a reestruturação das vinhas, recuperação da casa e renovação e apetrechamento da adega com moderna tecnologia de vinificação, estágio e engarrafamento.   
Um branco de 1989 foi o primeiro vinho com marca da Quinta, um começo auspicioso já que o vinho ganhou o primeiro prémio da Confraria dos Enófilos da Bairrada.   Desde então, a gama de vinhos da Quinta alargou-se para os rosés, tintos e espumantes naturais, conquistando a preferência de inúmeros apreciadores.   
Para além do vinho, a Quinta do Carvalhinho é igualmente famosa pelo seu Turismo de Habitação, dispondo de seis apartamentos construídos numa antiga casa de caseiro, integrados num conjunto de que fazem parte a casa principal, a adega, os armazéns, a cave e os bonitos e bem cuidados jardins.





Sem comentários:

Enviar um comentário