domingo, 25 de janeiro de 2015

Violência doméstica - Fátima Ferreira apresenta o livro "Estilhaços"

"Violência doméstica", traduzida em livro,  por palavras que se transformaram em imagens, sentimentos e realidades que ontem foram partilhadas, "quebrando amarras". Fátima Ferreira reuniu os "Estilhaços" que todos devemos conhecer e saber que existem. Foi ao fim da tarde no Museu de Grão Vasco, em Viseu. Participei no evento, a convite da autora, com o deputado Acácio Pinto e muitas outras pessoas que encheram por completo a sala de pintura naturalista.
A autora deixa uma "Homenagem" às 34 vítimas, conhecidas até ao momento da escrita, revelando o nome de todas elas "Mulheres com nome, famílias, histórias de vida e morte". Na "Nota Conclusiva", a professora e investigadora Rosa Monteiro deixa palavras que resumem a atitude da autora: 
"Em Portugal foram assassinadas quatrocentas mulheres, nos últimos dez anos (...) É por isso que Estilhaços, na sua narrativa pessoal, é um grito político! Nas histórias de vida em que nos conduz encontramos a afirmação do sujeito mulher(es). Num conjunto de vozes, íntimas e intimistas, convida-nos a olhar um público, visibilizando o drama, a brutalidade das vidas destas mulheres, o medo, a reconstrução identitária depois da quase destruição de si."
Celso Alexandre Afonso e Fátima Ferreira
César Alexandre Afonso, psicólogo e escritor, apresentou com brilhantismo a obra e falou da autora, depois do diretor do museu, Agostinho Ribeiro, ter abordado a importância do tema e a abertura da instituição a estas iniciativas. Teresa Adão, das Edições Esgotadas, falou do gosto que teve em receber a obra e revelou o momento em que nasceu a ideia.
A Manuela Antunes e a Margarida, amigas que Fátima e os amigos conhecem por "Né" e "Magui", deram voz às palavras que escolheram e proporcionaram um momento magnífico antes da intervenção da autora que, de modo simples, emocionado, enfatizou o tema e questionou a liberdade no nosso país, por ser muito o que ainda há a fazer para que pertença a todos por inteiro.

Elza Pais, ex-secretária de estado para a Igualdade e atual deputada, usou da palavra num período dedicado ao público, elogiando a iniciativa e a atualidade de um problema, tal como fez, a seu modo, Fernando Paulo Batista. Finalmente, Guilhermina Cabral, amiga de sempre da autora, deixou notas intensas sobre Fátima Ferreira e que na contracapa da obra deixou estas palavras finais "Este é o Livro - O grito inconfundível da urgência"

 Marco Almeida, Elza Pais, Maria Guilhermina Cabral
 Teresa Adão
 Né e Magui
 Adelaide Modesto e Rosa Monteiro
Agostinho Ribeiro e José Junqueiro
Elza Pais
 Fernando Paulo
Maria Guilhermina Cabral

Acácio Pinto e Agostinho Ribeiro




Sem comentários:

Enviar um comentário