quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Computadores e Seis mitos comuns sobre tecnologia

"Manter a bateria do computador sempre ligada à corrente vicia? Será que os Macs apanham vírus? E os megapíxeis, quantos mais melhor? Estas são algumas das questões mais comuns relacionadas com a tecnologia, e para as quais nem sempre se obtém a resposta certa. O jornal britânico Telegraph fez uma lista com os “maiores mitos tecnológicos” e o Observador selecionou alguns. Fique a conhecê-los:
Os Macs não apanham vírus - Qualquer computador pode apanhar um vírus e os Macs não são exceção. Alguns programas maliciosos (malwares) podem afetar o sistema operativo dos Macs da mesma foram que afetam o Windows. Contudo, isto raramente acontece. Isso deve-se ao facto de os vírus terem de ser desenhados especialmente para os computadores da Apple para que estes sejam afetados. A maioria dos ataques tem como alvo empresas que usam o Windows, que é ainda o sistema operativo mais comum no mundo empresarial, como refere o Telegraph.
Assim que a Reciclagem é esvaziada, os ficheiros desaparecem - A informação guardada no computador pode não desaparecer por completo. Apesar de apagados (depois de esvaziada a reciclagem) os ficheiros permanecem escritos no disco rígido, o que significa que podem depois ser recuperados por programas específicos. Para eliminar completamente os dados é preciso reescrever com 0 e 1 (código binário) as secções livres do disco onde permanecem os ficheiros “apagados” — eles estão lá, mas não estão indexados, ou seja, não são reconhecidos. Os sistemas operativos modernos já incluem esta função.
As radiações dos computadores podem tornar os homens estéreis - Ao contrário do que é muitas vezes defendido, os eventuais problemas de infertilidade masculina associados ao uso no colo dos computadores não estão nas radiações emitidas, mas no calor por ele gerado. Isto porque o escroto garante a temperatura ótima de produção dos espermatozóides, aproximadamente um grau a menos da temperatura corporal, ou seja, 36ºC. Um computador em funcionamento pode atingir temperaturas elevadas que aquecem a zona pélvica muito acima da temperatura do corpo.
Mais barras, melhor rede - Na verdade, isto não é bem assim. As barras que assinalam a intensidade do sinal de rede ilustram a proximidade do telemóvel em relação à torre de transmissão mais próxima, e não a sua qualidade. O sinal pode ser afetado por outros factores, como a quantidade de pessoas que está a usar a mesma rede (ou antena), condições meteorológicas, interferências  eletromagnéticas, entre outras.
A bateria só deve ser recarregada quando está vazia - As baterias modernas de lítio podem ser recarregadas a qualquer altura, mesmo que não estejam completamente descarregadas. Ao contrário das antigas, as baterias recarregáveis dos computadores e smartphones atuais (e não só) não correm o risco de ficarem “viciadas” se estiverem sempre ligadas à corrente.

O número de megapíxeis determina a qualidade da fotografia - A qualidade de uma câmara fotográfica é determinada também pelo tamanho dos megapíxeis, e não apenas pela quantidade. Isto acontece porque a fotografia é moldada pela quantidade de luz que o sensor de uma câmara consegue captar e não (só) pelo número de megapíxeis. Isto significa que diferentes câmaras, com diferentes números de megapíxeis, podem captar fotografias muito semelhantes." (in Observador)

Sem comentários:

Enviar um comentário