sexta-feira, 24 de julho de 2015

Veeco: Carro eléctrico português à venda em 2016 (23/25 mil €)

Este 'reverse trike', ou triciclo invertido (porque as duas rodas estão à frente) tem dois lugares e portas de abertura vertical.

O Veeco é o primeiro carro desportivo e eléctrico "made in Portugal", que tem uma autonomia até 400 quilómetros, é "super" amigo do ambiente e ó gasta 1€ aos 100 quilómetros. Este pequeno automóvel começa a ser vendido no início de 2016 a partir de Vila Nova de Gaia, onde ficará a fábrica.
O projecto para o desenvolvimento deste veículo eléctrico de três rodas arrancou em 2009, com apoio de fundos comunitários, tendo contado com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a fábrica Fibrauto, de Vila Nova de Gaia.
O Veeco representou um investimento de dois milhões de euros, foi desenvolvido na VE no Entroncamento, o chassis vem da NCP de Aveiro e a carroçaria foi feita em Gaia, na Fibrauto. Actualmente com 50 trabalhadores, com este projecto a Fibrauto prevê criar mais 20 postos de trabalho.
João Oliveira, mentor do Veeco, que hoje esteve exposto em Vila Nova de Gaia, no âmbito de uma iniciativa de promoção da sustentabilidade energética, disse à agência "Lusa", que o Veeco "é indicado para todos os que têm necessidade de utilizar carro para percursos diários não muito longos".
Este 'reverse trike', ou triciclo invertido (porque as duas rodas estão à frente) tem dois lugares e portas de abertura vertical. Por ter apenas três rodas, este veículo tem uma maior eficiência energética, o que é fundamental num carro eléctrico. Com uma autonomia de 400 quilómetros com apenas uma carga de bateria, consumo de 09/10 quilowatts por hora aos 100 quilómetros por hora, o Veeco pode ser carregado durante a noite numa ficha normal monofásica as que temos em casa.

O Veeco será produzido na Fibrauto, em Serzedo, terá três versões diferentes e os preços vão oscilar entre os 23 mil e os 25 mil euros.




Sem comentários:

Enviar um comentário