sábado, 9 de janeiro de 2016

Sond.(Sic/Exp) PS o mais votado e António Costa o mais popular


Tal como há um mês, PS e PSD estão praticamente empatados na intenção de voto. No estudo da Eurosondagem, os partidos de António Costa e Passos Coelho registam variações muito ligeiras. 
Ainda assim, a queda dos sociais-democratas é superior à dos socialistas, o que faz com que o PS esteja um ponto à frente do PSD (um valor claramente dentro da margem de erro técnica da sondagem).
Dado evidente desta sondagem é que o PS ainda não está a conseguir capitalizar a sua chegada ao Governo. O que talvez se explique com o facto de os portugueses ainda não terem começado a sentir no bolso o prometido “fim da austeridade”.
À direita, PSD e CDS somados conseguem quase 40%, ou seja, registam mais 6,3 pontos que os socialistas. Destaque também para o CDS, que se mantém praticamente inalterado depois do adeus do líder Paulo Portas.
Quanto aos restantes partidos e forças, CDU, Bloco de Esquerda e PAN sobem este mês. Já o CDS regista uma queda de meio ponto percentual.







No capítulo da popularidade, António Costa, que no mês passado era o líder partidário com melhor saldo, continua no primeiro lugar, mas desta vez já é avaliado como primeiro-ministro. O resultado é bom, agora o mais difícil é conseguir segurá-lo.
Entre os líderes políticos seguem-se Catarina Martins, que continua a subir, e Paulo Portas - ainda o terceiro mais popular, mesmo agora que está na hora do adeus da liderança do partido que fez crescer e moldou à sua imagem e medida. Todos os líderes políticos estão em terreno positivo. Todos não, há Cavaco...

Nota do Expresso Curto
sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, que hoje divulgamos, tem um dado que vale a pena reter.Cavaco Silva, no último mês em que aparece como Presidente da República (para o mês que vem já deverá ser o Presidente da República... cessante) regista a sua pior popularidade destes últimos dez anosNunca os portugueses tiveram uma opinião tão negativa sobre a atuação do chefe do Estado como agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário