sábado, 19 de março de 2016

Agência Standard & Poor’s com boas notícias para o Governo

Lusa - Governo salienta aspectos positivos da argumentação da S&P para manter 'rating'- Agência de notação manteve o 'ratinho' de Portugal com perspectiva estável.

“É importante salientar que esta decisão foi sustentada na convicção, por parte desta agência de notação financeira, de que o governo português está empenhado no compromisso de consolidação orçamental”, começou o Ministério por destacar, na nota que enviou à Agência Lusa.
A esta ideia foram acrescentadas outras justificações, “como a resiliência do setor exportador português, a melhoria muito significativa do perfil de maturidades da dívida pública, e a criação de condições para a manutenção dos custos da dívida a níveis sustentáveis”.
Por junto, o Ministério liderado por Mário Centeno considerou que “estes argumentos vão de encontro às posições que têm sido manifestadas pelo governo português, que está assim confiante de que a evolução da economia portuguesa e a execução do Orçamento do Estado criarão os fundamentos para uma evolução positiva do ‘rating’ atribuído a Portugal num futuro próximo”.
A Standard & Poor’s manteve hoje o ‘rating’ de Portugal em BB+, fora do grau de investimento, e considerou que o Governo continuará comprometido com a consolidação orçamental.
No comunicado em que deu conta da manutenção da nota atribuída à dívida de longo prazo de Portugal, a agência de ‘rating’ previu para a economia um “crescimento moderado” este ano e considerou que o Governo “irá continuar comprometido com as políticas que apoiam uma consolidação orçamental adicional”.
A nota de BB+ atribuída a Portugal é a primeira do nível de não investimento ou investimento especulativo (‘lixo’). A S&P manteve ainda a perspetiva do ‘rating’ de Portugal em estável.
Em termos críticos, a nota da S&P permanece constrangida pelo alto endividamento dos setores público e privado, pela fragilidade do setor bancário e a fraca transmissão de política monetária, o que põe em causa o potencial de crescimento de Portugal.

No início de março, a Fitch baixou a perspetiva da dívida pública portuguesa de positiva para estável, mantendo o ‘rating’ em BB+.

Sem comentários:

Enviar um comentário