quarta-feira, 30 de março de 2016

IBM criou em Viseu novo Centro de Competências

Como vereador, participei na cerimónia em que o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, assinou hoje um protocolo, em Viseu, para a criação de um novo novo centro de competências que será inaugurado em outubro. 


Em parceria com o IPV e a CM, este projeto "vai dedicar-se ao desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas, incluindo na área das "smart cities" (...) deverá empregar até 120 quadros superiores nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, preferencialmente recrutados no Instituto Politécnico de Viseu" (...)

(negocios.pt) "O novo centro de competências da IBM Portugal vai ser instalado em Viseu e deverá empregar até 120 quadros superiores.
Após vários meses de negociações, a Câmara Municipal de Viseu e a SoftINSA, empresa do grupo IBM Portugal, chegaram a acordo para instalar o novo centro de competências da tecnológica no concelho beirão.
A unidade vai criar até 120 postos de trabalho para quadros superiores nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, preferencialmente recrutados no Instituto Politécnico de Viseu, entidade que também integra o acordo que será assinado esta quarta-feira, segundo um comunicado enviado às redacções.
O novo centro de competências da subsidiária portuguesa da gigante IBM deverá ser instalado no parque empresarial de Coimbrões e vai dedicar-se ao desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas, incluindo na área das "smart cities" [cidades inteligentes].
Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, "este centro de competências criará um importante 'stock' de emprego qualificado num sector estratégico e de futuro".
Além disso, "esta unidade consolida em Viseu um 'cluster' de actividades dedicadas à investigação e desenvolvimento tecnológico e posiciona a cidade como uma das primeiras 'smart cities' do país".
O acordo de cooperação prevê a aposta no desenvolvimento, implementação e experimentação de soluções tecnológicas inovadoras em áreas como a gestão urbana, a mobilidade inteligente, a eficiência energética e ambiental, ou a inclusão.
A escolha da cidade de Viseu para acolher a nova unidade explica-se pela "disponibilidade local de formações em tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente no Instituto Politécnico de Viseu", e pela "implementação em curso de diversos programas de iniciativa municipal no domínio das 'smart cities'", segundo o mesmo comunicado.

O acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Viseu e a SoftINSA, empresa do grupo IBM que opera em Portugal desde 1998, será oficializado esta quarta-feira numa cerimónia que contará com a presença do presidente da Câmara, Almeida Henriques, e do presidente executivo da IBM Portugal, António Raposo de Lima".


Sem comentários:

Enviar um comentário